23 de abril de 2010

Lina Bo Bardi


Nascida em 1914 em Roma na Itália, Achilina Bo formou-se em arquitetura em 1939 pela Escola Superior de Roma. Por causa da destruição da Europa durante a II Guerra Mundial, tornou-se impossível viver da arquitetura no país então emigrou para o Brasil em 1946 juntamente com seu marido Pietro Maria Bardi, mesmo ano em que se casaram.
Aqui, Lina conheceu Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Burle Marx e contribui consideravelmente com a arquitetura brasileira, trazendo questões populares para suas obras, incorporando o cotidiano e a energia das pessoas que delas irão utilizar, valorizando então a simplicidade e a espontaneidade nos seus projetos.
Segundo Lina, "suas obras são feitas de substâncias em vez de materiais, pois compõem o essencial, o que alimenta, dá fundamento e resistência à vida".
Dessa forma, é fácil compreender a inserção de alguns elementos minerais, vegetais, aéreos e aquosos em suas obras como escadas, cachoeiras, lagos, pedregulhos e jardins que se tornaram essenciais e também sua marca registrada. Olivia de Oliveira, autora do livro "Lina Bo Bardi - Sutis Substâncias da Arquitetura" destrincha o estilo de Lina e analisa que o que mais lhe chama a atenção é o senso de liberdade privilegiado pela arquiteta em cada projeto que desenvolveu. Liberdade de ousar, de misturar coisas, criar funcionalidades e, sobretudo, não se enquadrar em rótulos.
As obras de Lina Bo Bardi são uma excelente referência, porque enquadram de forma explicita um pouco da ludicidade que pretendo trazer para o meu projeto. A inserção desses elementos lúdicos transformam o espaço em um lugar especial e mágico, que ficaria guardado na memória das crianças amenizando o medo, sentimento indissociável do momento de visita à um hospital, trazendo a alegria, o diálogo e a facilidade de comunicação com a criança.

Casa do Chame-Chame (Construída em 1958 e demolida em 1984 em Salvador BA)
Masp (Primeiro grande projeto de Lina construído em 1957 em São Paulo SP)
Casa de Vidro (Construída para ela e o marido em 1949 no bairro do Morumbi em São Paulo SP)
Sesc Pompéia (Construído em 1977 requalificação de uma antiga fábrica em São Paulo SP)

Sites Consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário