14 de abril de 2010

Espaços Lúdicos: "A ludicidade dá o tom"






















O brincar na vida das crianças é um exercício de extrema importância, pois através dessa experiência ela desenvolve sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e sua inteligência. Em um momento de hospitalização, a criança se encontra bastante fragilizada e a inserção de espaços lúdicos em um ambiente hospitalar facilita a comunicação, possibilita a construção e a reconstrução da própria individualidade fazendo com que aconteça a esperada recuperação. O brincar funciona como um processo terapêutico, brinca-se com o que não se pode entender, brinca-se para poder entender melhor e brinca-se para ressignificar a vida. Na brincadeira a criança exercita-se cognitivamente, socialmente e efetivamente. Para que se amenize os efeitos negativos da experiência hospitalar, é preciso que se aflore a sensibilidade dos profissionais da saúde atendendo as necessidades de humanização das condições da assistência à criança hospitalizada, o que implica considerar a importância da intervenção lúdica enquanto estratégia de comunicação terapêutica, por isso acontece a necessidade da ludicidade de alguns dos espaços hospitalares, sendo um apoio de interação com o paciente criança.

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