6 de junho de 2010

Aldo Van Eyck


Aldo Van Eyck, foi participante do X CIAM, onde se descutiam novos caminhos para a arquitetura pós-guerra. Também, juntamente com outros arquitetos, organizou um encontro na cidade de Otterlo para discutir projetos que estavam sendo desenvolvidos pelos próprios participantes, com o objetivo de verificar a opinião do grupo em relação aos novos conceitos e valores pregados pelo Movimento Moderno. Van Eyck levou para o encontro o projeto do Orfanato em Amsterdã, desenvolvido na segunda metade dos anos 50.
O orfanato, diferente dos orfanatos existentes na época, foi pensado como uma pequena comunidade onde todos, funcionários, assistentes e crianças pudessem se relacionar como uma família. Foram divididos grupos de crianças e cada grupo possui suas necessidades funcionais e espaciais, entretanto não isolou a convivência entre grupos criando espaços em comum. Porém, é através dos "inbetween spaces" ou espaços de transição onde as crianças se conectam com as diferenças e semelhanças inseridas no espaço.
Esse projeto é interessante porque evidência a relação dos opostos como fora e dentro, interior e exterior, unidade e diversidade, bastante usados no CISI.

Para mais informações e imagens clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário