10 de abril de 2010

Hospital Escola


A visita que fizemos ao HEMSC, Hospital Escola Municipal de São Carlos, na companhia da professora Magaly Pulhez (Professora de Leitura de Projeto na época), do professor Fábio Araújo (atualmente, um dos meus orientadores de TGI) e meus colegas de turma, deu-me a oportunidade de observar a complexidade de um hospital. Complexidade essa embutida principalmente na distribuição de seus ambientes, considerando que esses ambientes devem estar interfaciados, permitindo uma fluidez e rapidez nas movimentações. Foi também possível checar as novas idéias que surgem em cada passo da projeção de um hospital.
Confesso que senti um "friozinho na barriga"...
Será que escolhi o tema certo??
Deveria mudá-lo??
É muito difícil!!!
A espacialidade dos ambientes, seus acabamentos e a configuração interna também foram observadas, sendo que às vezes ficava difícil compreender "para que serviria aquela sala". Porém, imagino não ser impossível desenvolver esse projeto, pois de qualquer forma, projetar um edifício de saúde é um processo complexo igualmente a qualquer outro projeto, seja ele uma intervenção ou um edifício voltado a educação ou habitação.


Aí vai a análise e leitura do projeto Hospital Escola. Localizado na entrada principal da cidade, no trevo da Washington Luis com a Avenida São Carlos, além de atender uma necessidade dos usuários, também foi construído por causa da criação do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.

Um comentário:

  1. Ci querida, realmente a visita ao Hospital Escola foi muito interessante!
    Consegui "consertar" aquele detalhe do meu blog. Dá uma olhada lá! Obrigada pela tentativa!
    Beijos!

    ResponderExcluir