Imagens das pranchas de pré-apresentação TGI I:
Estão definidos o viário local e as principais entradas para o hospital, diretrizes gerais, os setores do hospital e suas implantações considerando a topografia do terreno.
"A saúde significa harmonia e é síntese de tudo que é belo." (Tomas Carlyle)
Em todos os croquis é possível identificar a intenção de um pátio interno, que irá estabelecer uma melhor integração entre os espaços e um edifício vertical que, além de se tornar um ponto de referência, irá separar os ambientes da emergência (espaço agitado e imprevisível) do restante do hospital (espaço mais calmo e previsível).
Na imagem acima desenhei a área e o entorno para identificar quais os equipamentos presentes e a disposição das vias de acesso mais próximas. Com aproximadamente 27000 m2, a área está rodeada por rotatórias que dificultam organizá-la de maneira a localizar o local mais adequado para a instalação dessas entradas. Optei por retirar as rotatórias porque elas impediriam uma travessia segura para o pedestre e, como tornam o trânsito mais rápido devido à ausência de sinais de parada, dificultariam a entrada de uma ambulância no hospital, por exemplo.
No croqui acima já tracei onde pretendo pôr as principais entradas do hospital. A emergência se localiza frente a Avenida Salgado Filho porque essa é a forma mais rápida e eficaz de acesso para toda a cidade e região, a ambulância ou qualquer veículo seguirá pela Avenida São Carlos ou Rodovia Washington Luis e já entrará na Salgado Filho com acesso direto para a emergência do hospital. Localizei a entrada principal na outra extremidade da área por dois motivos: 1)Fica afastada da emergência, já que é um local mais tranquilo, onde geralmente as pessoas já estão com consulta marcada, ou seja, é previsível; 2)A partir desse ponto, tem-se acesso fácil e rápido ao Hospital Escola criando uma interface entre eles. Os outros programas que pretendo pôr no hospital foram se organizando dentro da área a partir desses dois importantes elementos.
No croqui, prolonguei a Avenida Salgado Filho até a outra extremidade da área e criei um ponto de ônibus. Dessa forma, foi necessário a colocação de vários dispositivos de segurança para o pedestre como: faixas de pedestres, semáforos, placas de sinalização, etc. Então, senti que dessa forma não estaria resolvendo o problema e sim transferindo-o para outro lugar. Sem contar que uma ambulância ainda teria muitas dificuldades para chegar ao seu destino com tantos obstáculos.
A disposição dos elementos necessários do hospital vão mudando a cada passo...
O Hospital Infantil De Las Californias se localiza em Tijuana no México, foi inaugurado em 1994 e cuida de crianças desde recém-nascidos até adolescentes com 17 anos de idade. Conta com 26 especialidades pediátricas, cirurgias de curta instâncias e possui serviços na área de terapia física, tanque terapêutico, farmácia, assim como programas educativos enfocados na nutrição e prevenção.
Achei interessante esse vídeo porque nele aparecem alguns dos problemas que venho enfrentando na projeção do CISI para não acontecerem, já que a definição do partido se enquadra perfeitamente na integração da arquitetura com a natureza, onde a natureza faz parte do espaço assim como o espaço contruído deve fazer parte dela.
- Rampas externas para cadeirantes descobertas, porém com corrimãos e espaçosas;
- Salas de espera pequenas e com assentos desconfortáveis mal dispostos, sem nenhuma ergonomia;
- Corredores internos estreitos sem nenhuma possibilidade de iluminação natural e ventilação;
- Os espaços de espera estão misturados com espaços de lazer das crianças, aglomerando pessoas com diferentes necessidades (enquanto alguém está passando informações à uma secretária, tem uma criança fazendo barulho do lado);
- A recepção possui muitos papéis informativos colados nas paredes causando poluição visual e, sendo pequena e errônea, aglomera pessoas;
- As salas de atendimento possuem desenhos enormes nas paredes que escondem a arquitetura, escurecem o espaço e deixam o ambiente pesado. As salas de consultas possuem o mesmo problema;
- Todos os ambientes, independente de necessidades de projeção técnica (que devem seguir normas de projeção), são munidos de iluminação artificial.