Como pretendo criar um hospital infantil, achei importante olhar ambientes projetados exclusivamente para crianças, e nada mais direto do que uma escola infantil. Esse projeto do grupo austríaco AWG (Alles Wird Gut), se localiza em St. Anton na Áustria e busca explorar o mundo das crianças em todos os sentidos.
As salas de aula foram desconfiguradas e foram criados ambientes flexíveis, contínuos e híbridos. Nesse edifício os espaços ensinam por si só, não existe uma sala adaptada para as crianças estudarem e sim um espaço pronto e projetado para o modo de ser e aprender das crianças, para isso foram inseridos vários elementos que remetem ao cotidiano delas. Percebe-se essa preocupação nos materiais usados como os tipos de pisos, no mobiliário e também nos elementos da natureza trazidos para dentro do edifício como por exemplo, troncos de árvores.
A luz natural é uma preocupação constante nesse projeto que abre-se continuamente à luz zenital valorizando os espaços e ampliando as suas possibilidades de vivência. Essa referência é muito bem vinda pois apresenta diferentes possibilidades de ventilação e iluminação e ainda as propostas casam com os ambientes infantis que necessitam de um cuidado especial devido ao simples fato de serem feitos para crianças. A introdução de elementos da natureza nos faz refletir sobre as necessidades de uma criança, que gosta de brincar em espaços abertos e aprende brincando as lições do dia-a-dia.
Para mais informações e imagens clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário