A saúde na cidade de São Carlos, como é comum em todo o país, também é um dos problemas mais preocupantes e complexos enfrentados pela população. A situação se agrava ainda mais quando o paciente é apenas uma criança, sendo esta um paciente muito especial que precisa o tempo todo do amparo da família, da sociedade e da ciência. A complexidade dessa condição implica em cuidados multidisciplinares e estruturados, com o objetivo de minimizar o impacto da doença sobre a criança.
Um ambiente hospitalar causa nas pessoas medo, tensão e dor. Tudo isso porque esse é um espaço destinado às pessoas que de alguma forma estão sofrendo, sejam elas pacientes ou acompanhante. A concepção adequada de uma instituição de assistência à saúde beneficiará de forma satisfatória a recuperação do paciente, vindo esse espaço projetado neutralizar as tensões e a habitual frieza de um ambiente hospitalar, onde a estrutura física também é um dos elementos que contribuirá para o processo de cura.
Considerando todos esses fatores a proposta para os estudos de TGI é um Centro Integrado de Saúde Infantil – CISI, que compreende um espaço próprio que concentre todos os serviços possíveis para promover a saúde da criança, atendendo às suas necessidades específicas e garantindo-lhes o tratamento pleno e adequado, bem como a humanização do relacionamento com esses pacientes.
Acima, postei o baner que fiz para a disciplina Pré-TGI em 2009, apresentando o tema de TGI à ser desenvolvido em 2010. Na imagem, fotografei minha filha Zara com seu médico pediatra Dr. Luis Henrique Silva, afim de explicitar a relação médico - paciente, e também mostrar que o elemento humano é extremamente importante tanto quanto o espaço físico. No baner também coloquei uma imagem do local de implantação do projeto e sua localização, onde apresentarei com mais detalhes nas próximas postagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário