Achei que seria interessante fazer um post dos livros que mais consulto para a projeção do CISI.
25 de agosto de 2010
Livros para Estudo
Achei que seria interessante fazer um post dos livros que mais consulto para a projeção do CISI.
18 de agosto de 2010
Banheiro Infantil CISI
O banheiro infantil se localiza juntamente aos banheiros adultos e fraldário facilitando o uso também para o acompanhante que, eventualmente, pode estar com mais crianças e/ou deseja usar o sanitário. O banheiro infantil acessível se encontra no mesmo local dos demais sanitários infantis para evitar a exclusão da criança com necessidades especiais. Também por motivos de flexibilidade para os usuários acompanhantes, o banheiro infantil é unissex, caso o responsável esteja com mais de uma criança.
As informações foram retiradas da tese: "Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaços para educação infantil" de Telma Cristina Pichioli de Carvalho apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo em 2008.
Imagem retirada do projeto CISI de Cilene Aiette.
Clique na imagem para ampliá-la.
11 de agosto de 2010
Banheiro Adulto CISI
Adorei o Blog da Thais Frota porque fala só de acessibilidade e muito de crianças... parabéns viu!! (Não sei se a frase é dela, mas estava lá no blog e fala tudo, né?!)
1. A largura mínima da rampa é de 1,20m, mas o recomendado é 1,50m. A inclinação transversal não pode exceder 2% em rampas internas e 3% em externas.
2. A escada deve ter piso entre 28cm 32cm e espelhos entre 16cm e 18cm e a largura mínima também é de 1,20m.
3. No ínicio e no término da rampa deve ser previsto patamares com dimensões longitudinais de 1,50m, sendo o mínimo admissível 1,20m, além de área de circulação adjacente. Quanto se excede o comprimento de rampa máximo (12m) deve-se criar patamares entre os seguimentos.
4. Os corrimãos devem ser instalados em ambos os lados da rampa, dos degraus isolados e das escadas fixas. O espaço entre a parede e o corrimão deve ser de no mínimo 4cm.
5. Piso com material que garante aderência com diferenciação de textura e na cor amarela no início e no fim das rampas, escadas, etc.
6. O piso externo também deve ser de material aderente mesmo molhado e se tiver capacho no pé da porta, ele deve ser embutido no piso para não haver desnível.
7. As árvores que se localizam próximas a essas áreas devem possuir uma altura mínima de 2m para não atrapalhar a circulação.
8. As portas podem possuir vão mínimo de 0,80cm desde que a circulação adjacente esteja dentro da norma para possibilitar a transposição de uma área para outra.
9. Símbolo universal para indicar acessibilidade.
4 de agosto de 2010
Dúvidas de Férias
Voltando das férias, agora com vários detalhes para refletir e solucionar...
- Escadas e saídas de emergência. Onde se locarizarão?
- Acessibilidade infantil?? Banheiros acessíveis para os pequeninos...
- Estrutura?? Aço, concreto, idéias e mais idéias...
- Como serão as fachadas envidraçadas?
- E o telhado, se esconde ou será aparente?
- Cobertura das áreas externas... translúcida??!
- E o projeto paisagístico...