22 de setembro de 2010

" Estruturando "


A fase de definição dos locais onde ficariam os pilares e as vigas ocupou um tempo considerável de apreensão do projeto. Nesse processo, o mais interessante é o momento de adaptação do espaço já definido com a estrutura que vai se dispondo, sendo que, muitas vezes é preciso modificar de fato o espaço para que case com a estrutura e vice-versa.
A imagem acima é uma parte do hospital CISI, onde aparecem alguns desses detalhes importantes no qual foram destacados.
-As bolinhas em azul se referem aos pilares que foram acrescentados como reforço para que o vão em questão não ficasse muito grande. Observe que eles não estão dentro de uma linha de pilares como os demais;
-As bolinhas em vermelho se referem aos pontos em que deveriam, ou seja, seria melhor se tivesse pilares que apoiassem as vigas que estão passando por ali, porém, nesse caso, foi mais importante manter o espaço original, ou seja, sem pilares no meio do ambiente.

15 de setembro de 2010

Perfil Tubular Quadrado (Com Costura)


O perfil metálico escolhido para estrutura do hospital foi o tubular quadrado. As vantagens são:
- Como a intenção era de que a estrutura ficasse aparente, a sua forma quadrada, sem "dentes", como seria no caso, um pilar em perfil I, ficará esteticamente melhor junto ao edifício;
- As dimensões são 20 x 20cm e será usado o mesmo em todos os edifícios do hospital. Porém, no caso do edifício 1, que tem térreo mais três andares, os perfis dos pavimentos inferiores serão preenchidos com concreto para aumentar sua resistência;


8 de setembro de 2010

Eduardo de Almeida


Paulistano, Eduardo Luis Paulo Riesencampf de Almeida formou-se em 1960 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, vivendo dentro da faculdade a efervescência do período pré-Brasília. Seus primeiros projetos exploram bastante o uso do concreto, como por exemplo a residência no Jardim Guedala (São Paulo 1977), segunda casa que projetou para sua família. Projeto expressivo que possui a estrutura modulada a partir dos blocos de concreto usados, que foram desenvolvidos especialmente pelo fabricante.
Logo, começa a experimentar o aço como estrutura e são várias as obras em que Eduardo de Almeida o explora sutilmente, pois a simplicidade e ao mesmo tempo a rigorosidade do seu traço expressa a sua postura como arquiteto que busca os princípios da arquitetura moderna contemporânea. Tudo fica bem claro quando se observa em seus projetos o modo como planeja os espaços e a importância dada aos detalhes.
A escolha desse arquiteto como referência vêm da leveza que ele consegue dar aos projetos quando incorpora o uso do aço, seja como estrutura ou usados de forma inteligente para aprimorar a estética da obra.


. Residência no Jardim Paulistano II: Estrutura em aço permitindo grandes vãos, chapas de tela metálica sobre o vidro para atenuar o calor e tranparência na cobertura do grande hall de acesso onde foi implantada a escada.

. Restaurante Madelleine e Escritório: São dois tipos de estrutura. Estrutura metálica com malha de 7,05 x 5 metros com pilares de seção circular e vigas I.

. Residência no Butantã: Bloco único e simétrico com implantação elevada que qualifica o projeto. Pilares e vigas aparentes de seção I e vedação feita com tijolo aparente, além de fechamentos em vidro temperado e caixilho metálico branco.

Informações e imagens adquiridas no site arcoweb.

1 de setembro de 2010

Materiais Construtivos


Na criação do CISI, a busca por integrar natureza com espaço arquitetônico, trazer o externo para o interno é evidente. A disposição horizontal permite visualização do todo e integração da paisagem com os espaços internos. Porém, a escolha correta dos materiais para a construção são essenciais para continuar afirmando o partido. Não só a configuração dos espaços garantindo funcionalidade quanto a ludicidade dos ambientes, mas também os elementos construtivos usados são os pontos-chave para, também de fato, estabelecer a humanização desse edifício hospitalar. A escolha da estrutura toda em aço permitirá uma maior leveza a obra e poderá ficar em evidência, além de possibilitar maiores vãos e casar muito bem com a transparência do vidro. A vedação será feita em alvenaria com pintura e vidro.


Sites de Consulta:
http://casa.abril.com.br/arquitetura/livre/edicoes/0195/fundacao/mt_84959.shtml
http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/aco-fechamentos-coberturas-metalicas.html
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/oscar-escher-projeto-arquitetura-aco-bruning-tecnometal.html
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/luiz-cesar-barillari-escola-ribeirao-06-07-2004.html